Quando a pergunta é sobre o que o cigarro causa, infelizmente as notícias não são muito animadoras, uma vez que o uso do cigarro é extremamente prejudicial à saúde.

Infelizmente, da mesma forma que acontece com uma pessoa passando por um tratamento para alcoolismo, abandonar o tabagismo não é uma tarefa fácil.

Se você está se perguntando quais são os efeitos do cigarro, a lista é bem longa, e segundo o INCA, milhares de pessoas morrem todos os anos por conta do cigarro.

Vamos mostrar aqui as consequências nocivas do uso do cigarro, e por que é tão a importância de que essas informações cheguem a um maior número de pessoas.

O que o cigarro causa?

Muitas pessoas ainda não têm noção sobre o que o cigarro causa, e talvez por isso nem se esforçam para tentar parar.

Fazendo uma comparação com um paciente em tratamento para dependência química, muitas vezes eles não conseguem alcançar os malefícios da droga, e com os fumantes acontece a mesma coisa.

Separamos aqui os principais problemas decorrentes do uso do cigarro:

Além desses problemas originados do uso do cigarro, podemos citar também catarata, infertilidade, impotência sexual, entre outros.

No entanto, a morte prematura é um dos maiores perigos que o cigarro causa.

O que leva uma pessoa a fumar?

Um estudo realizado pela Fiocruz mostrou que cerca de 33% dos fumantes brasileiros aumentaram o uso de cigarros durante a pandemia.

E qual é a explicação para isso?

Na verdade, é uma mistura de sentimentos que faz com que uma pessoa queira fumar: tristeza, isolamento, depressão, ansiedade, medo.

Embora as pessoas terem uma certa consciência do que o cigarro causa, a sensação de prazer e relaxamento que sentem as fazem esquecer de todos os malefícios causados pelo cigarro.

Quem é fumante, sente um alívio tremendo quando dá uma simples tragada, é como se todos os problemas fossem embora, ou pelo menos esquecidos por um tempo.

É possível parar de fumar?

Para quem quer abandonar de vez com o tabagismo, deve sempre buscar uma rede de suporte, pois sozinho é bem difícil.

Dependendo do grau da dependência e principalmente, se a saúde está muito comprometida pelo que o cigarro causa, é necessário um acompanhamento de um profissional de saúde.

Hoje em dia, existem várias abordagens para ajudar pessoas que querem largar o vício, inclusive com o uso de medicamentos.

Um dos principais objetivos do tratamento é não apenas dar o apoio à pessoa, mas reduzir o risco de uma recaída, que é muito normal.

No entanto, isso vai exigir muito esforço e persistência, e mesmo sabendo dos riscos causados pelo cigarro, é um trabalho a longo prazo.

Ao encontrar uma outra forma de prazer, como um substituto do bem-estar causado pelo cigarro, muitos fumantes têm conseguido abandonar o vício de uma forma mais tranquila e não traumática.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *